Com um investimento de R$ 1,7 milhão (30% a mais do que na edição passada), a programação cultural da Bienal 2009 – que acontece de 10 a 30 de setembro no Riocentro – foi planejada de acordo com três imperativos, conta o vice-presidente do Snel, Roberto Feith: renovar os antigos formatos, qualificar os debates e segmentar as atrações de acordo com os diferentes públicos que frequentam o Riocentro. A renovação se inspirou no formato de maior sucesso do evento, o Café Literário, que serviu de modelo para a criação de outro espaço de conversas com autores, o Mulher e Ponto.

Bienal do Livro: programação completa
QUINTA, DIA 10
17h: “O livro na bolsa — Dicas de escritoras ganham espaço nas estantes”, com Leila Ferreira e Danuza Leão. No Espaço Mulher e Ponto. 18h: “Do abjeto ao belo na nova ficção”, com Lourenço Mutarelli, Ana Paula Maia e André Sant’Anna. No Café Literário. 20h: “O papel da escrita no contexto multimídia”, com Cecília Giannetti, Michel Melamed e Santiago Nazarian. No Café Literário.

SEXTA, DIA 11
17h: “Banalização da cultura na era da rede global”, com Andrew Keen e Caio Túlio Costa. No Café Literário. 18h30m: Marília Pêra lê trechos de obras de Machado de Assis. No Livro em Cena. 19h: “Escrevendo intimidade em território disputado”, com David Grossman e Bernardo Ajzenberg. No Café Literário. 19h30m: “Mundos históricos, mundo imaginários”, encontro com Bernard Cornwell. No Auditório Euclides da Cunha. 19h30m: “Há vida depois dos 40 — Um novo filão nas estantes”, com Miriam Goldenberg e Betty Milan. No Espaço Mulher e Ponto. 20h30m: Giulia Gam lê trechos de obras de Gonçalves Dias. No Livro em Cena.

SÁBADO, DIA 12:
12h: “Euclides da Cunha e Machado de Assis para jovens leitores?”, com Luiz Antonio Aguiar, Luciana Sandroni e Rosa Amanda Strauz. No Café Literário. 14h: “Umbigo sem fundo: trauma e trama”, com Dash Shaw, Gabriel Bá e Fabio Moon. No Café Literário. 15h30m: “Quarenta anos formando e encantando leitores”, com Ana Maria Machado e Ruth Rocha. No Café Literário. 16h30m: Elisa Lucinda lê trechos de obras de Mário Quintana. No Livro em Cena. 17h: “O abismo da história na ficção”, com David Grann e Daniel Piza. No Café Literário. 17h: “Polêmica e atualidade no discurso feminino — Shortinho ou minissaia?”, com Patrycia Travassos e Márcia Tiburi. Espaço Mulher e Ponto. 18h30m: “Tornando-se adulto em páginas de romance”, com Tim Winton e David Wroblewski. No Café Literário. 18h30m: Tony Ramos lê trechos de obras de Mário de Andrade. No Livro em Cena. 19h30m: “A voz feminina na literatura brasileira”, com Lya Luft e Lívia Garcia-Roza. Espaço Mulher e Ponto. 20h: “Quando a periferia se torna centro”, com Heloísa Buarque, Zuenir Ventura, Ecio Salles e Sergio Vaz. No Café Literário.

DOMINGO, DIA 13
12h: “As múltiplas faces da criação literária”, com Arthur Phillips e Alberto Mussa. No Café Literário. 14h: “Emoção e trabalho na criação literária”, com Eli Gottlib e Adriana Lisboa. No Café Literário. 15h: Encontro com Meg Cabot. No Auditório Euclides da Cunha. 15h30m: “Ética e responsabilidade no mundo contemporâneo”, com Leonardo Boff e André Trigueiro. No Café Literário. 16h30m: Domingos Oliveira e Priscila Rozembaum leem trechos de obras de João Ubaldo Ribeiro. No Livro em Cena. 17h: “O que a história pode ensinar ao mundo de hoje”, com Mary Del Priore e Eduardo Bueno. No Café Literário. 17h: “As contadoras de histórias: a temática feminina em poesia e contos”, com Viviane Mosé e Heloísa Seixas. No Mulher e Ponto. 18h30m: “Escrever entre dois mundos”, com Thrity Umrigar. No Café Literário. 18h30m: Mariana Ximenes e Paulo José leem trechos de obras de Ferreira Gullar. No Livro em Cena. 19h30m: “Blog é livro? O crescimento do livro virtual atrai escritoras e leitoras”, com Clara Averbuck e Fal Azevedo. No Mulher e Ponto. 20h: “Bastidores da ficção: a pesquisa do escritor”, com Chris Bohjalian e Jair Ferreira dos Santos. No Café Literário.

SEGUNDA, DIA 14
19h30m: “Culinária, substantivo feminino — Por que a cozinha passou a ser território dos chefs?”, com Flávia Quaresma e Alex Atala. No Mulher e Ponto.

TERÇA, DIA 15
19h: “Nosso sistema nervoso é africano”, com Alberto da Costa e Silva e Joel Rufino dos Santos. No Café Literário. 19h30m: “Cadê o feminismo que estava aqui?”, com Valéria Meirelles e Carla Rodrigues. No Mulher e Ponto.
QUARTA, DIA 16
19h: “A imaginação do ficcionista e a construção da trama”, com Moacyr Scliar, Miguel Sanches Neto e Cíntia Moscovich. No Café Literário. 19h30m: “A mulher através da História — As personagens da literatura que fizeram história”, com Mary Del Priore e Cláudia Lage. No Mulher e Ponto.

QUINTA, DIA 17
16h: “A mulher na literatura, aos olhos do homem-que-escreve”, com Gustavo Bernardo, Rafael Cardoso e João Almino. No Café Literário. 17h30m: “A mulher repórter da vida — Em crônicas, memórias e reflexões, os melhores momentos da alma feminina”, com Martha Medeiros e Rosiska Darcy de Oliveira. No Mulher e Ponto. 18h: “Escrevendo sobre escritores”, com Paula Dip, Humberto Werneck e Uelinton Farias Alves. No Café Literário. 20h: “Dialogando gerações: vida literária ontem e hoje”, com Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Silviano Santiago. No Café Literário.
SEXTA, DIA 18
16h: “Brasil ontem e hoje”, com Laurentino Gomes e Isabel Lustosa. No Café Literário. 18h: “Criando espaço para o poético, entre modernidade e tradição”, com Ferreira Gullar, Eucanaã Ferraz e Claudia Roquette-Pinto. No Café Literário. 18h30m: Renata Sorrah lê trechos de obras de Oswald de Andrade. No Livro em Cena. 19h30m: “De olho na nova família”, com Fernanda Carlos Borges e Cecília Troiano. No Mulher e Ponto. 20h: “A criação da personagem no mundo dos homens: da vida real à invenção ficcional”, com Martha Medeiros e Letícia Wierchowzki. No Café Literário. 20h30m: Lázaro Ramos lê trechos de obras de Jorge Amado. No Livro em Cena. SÁBADO, DIA 19
12h: “Literatura e entretenimento”, com André Vianco e Luis Eduardo Matta. No Café Literário. 14h: “O prazer do texto”, com Marcelino Freire, Ivana Arruda e Carola Saavedra. No Café Literário. 15h: Encontro com Robert e Kim Kyiosaki. No Auditório Euclides da Cunha. 15h30m: “Masculino sem lei, na lei do prazer”, com Reinaldo Moraes, Marcelo Rubens Paiva e Marcelo Mirisola. No Café Literário. 16h30m: Paulo Betti lê trechos de obras de Monteiro Lobato. No Livro em Cena. 17h: “Ficções e realidades nas visões de Brasil e EUA”, com Larry Rohter e Roberto DaMatta. No Café Literário. 17h: “Literatura para garotas”, com Antônia Leite Barbosa e Jô Hallack. No Mulher e Ponto. 18h30m: José Mayer lê trechos de obras de Erico Verissimo. No Livro em Cena. 18h30m: “Mixagens pós-nacionais”, com Joseph O’Neill e Arthur Dapieve. No Café Literário. 19h30m: Encontro com Steven Jay Schneider. No Auditório Euclides da Cunha. 19h30m: “Quem é o novo príncipe?”, com Lídia Rosenberg Aratangy e Malvine Zalcberg. No Mulher e Ponto. 20h: “Experiência de vida e sua recuperação pela escrita: impactos e repercussões”, com Fernando Morais e Guilherme Fiúza. No Café Literário.

DOMINGO, DIA 20
12h: “Literatura, delicadeza, ficções de si e dos outros”, com Flávio Carneiro, Michel Laub e Adriana Lunardi. No Café Literário. 14h: “História de vida e construção da assinatura de autor”, com Arnaldo Bloch, Luiz Ruffato e Antonio Torres. No Café Literário. 15h30m: “Os afetos familiares e a criação literária”, com Rodrigo Lacerda, Heloisa Seixas e Antonio Carlos Viana. No Café Literário. 16h30m: Malu Mader lê trechos de obras de Clarice Lispector. No Livro em Cena. 17h: “A política entre a ficção e a realidade”, com Sérgio Rodrigues e Carlos Heitor Cony. No Café Literário. 17h: “Onde foi que eu errei?”, com Tânia Zagury. No Mulher e Ponto. 18h30m: Matheus Nachtergaele lê trechos de obras de Graciliano Ramos. No Livro em Cena. 18h30m: “A geografia dos afetos”, com Miguel Sousa Tavares e Marina Colasanti. No Café Literário. 19h30m: “Leitura e prazer — A literatura erótica atrai a leitora?”, com Márcia Denser e Laura Meyer da Silva. No Mulher e Ponto. 20h: “Biografando a canção”, com Ruy Castro e Paulo César de Araújo. No Café Literário.