Os itaperunenses amantes da cultura têm vários motivos para comemorar. Recentemente foi a inauguração da Concha Acústica, agora a cidade está inserida no Sistema Nacional de Cultura e conta com a participação de três delegados com poder representativo em conferências ligadas ao setor cultural. 



Segundo Dirlene Nuss, subsecretária de Cultura, é muito importante para a cidade fazer parte do Sistema Nacional de Cultura. “Dessa forma, poderemos contar com apoio Estadual e Federal para fomentar a cultura em nosso município. Queremos apoiar toda ação cultural na cidade, dando suporte aos artistas para que eles possam desenvolver e mostrar seus trabalhos”, comenta. 

A subsecretária ainda falou sobre o projeto “Banda Larga”, uma conquista para Itaperuna. “Nossa cidade foi um dos pólos do projeto, um grande privilégio para nós itaperunenses. Estamos trabalhando arduamente para trazer outras conquistas”, diz. 
Projeto “Banda Larga”
Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e realizado em convênio com a Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro – ASBAM/RJ. Em Itaperuna, o projeto ainda contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. 

Foram mais de 80 músicos inscritos, de Itaperuna e municípios vizinhos, dentre eles, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Italva e outros. A formação autodidata e incompleta dos mestres e músicos de bandas gera problemas de leitura de partitura, técnica de regência, mau uso do instrumento, má postura e outras deficiências. O projeto veio exatamente para atender a esse antigo anseio dos músicos e ajudar a sanar tais deficiências.

O projeto proporcionou cursos intensivos e gratuitos de atualização em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro. “A Secretaria de Cultura deu todo o apoio necessário aos músicos participantes do projeto, oferecendo alojamento e alimentação aos que vieram de outros municípios”, diz Dirlene Nuss.

O encerramento aconteceu na Concha Acústica, onde também foi realizada uma homenagem à Sociedade Musical Itaperunense que neste ano comemora seu Jubileu de Ouro. Presenças ilustres como o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão); o maestro Jorge Paula, presidente da ASBAM; Eva Dóris, superintendente de Artes da Secretaria de Cultura do Estado; maestro José Carlos Ligiéro e Eduardo Vermelinger, coordenador Geral do Projeto marcaram presença no evento.

O projeto “Banda Larga” será realizado em mais quatro pólos regionais e estratégicos: Cabo Frio (de 15 a 21/11), Nova Friburgo (de 22 a 28/11), Barra do Piraí (de 29 a 05/12) e Nilópolis (de 29 a 05/12). Os cursos/oficinas serão ministrados de segunda a sexta, de manhã e a tarde, e no sábado, pela manhã. À noite, atividades complementares, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras.



DECOM – Itaperuna